
Visita à Transnordestina e reaproximação de origens ferroviárias
28 de Abril de 2021

O Ferroviário Atlético Clube, através de visita institucional à sede da Transnordestina, reacendeu importantes laços de sua história. Recebidos por Marcello Barreto, diretor comercial e de operações, e Adriana Costa, assessora de comunicação, o presidente Newton Filho e o diretor de marketing Chateaubriand Arrais presentearam ambos e o diretor presidente Jorge Mello com camisas personalizadas.
Em reunião, além de inúmeras pautas históricas que ligam diretamente as duas instituições, o presidente coral foi convidado a participar de “live” comemorativa ao Dia do Ferroviário, no próximo 30 de abril, e, para selar ainda mais esta importante reaproximação do Ferroviário com suas origens, será cedido ao clube um vagão original da RFFSA para decoração e uso na Vila Olímpica Elzir Cabral. Um verdadeiro marco neste momento de ascensão coral.
A escolha do vagão, após visitação por toda a grande estrutura existente na Av. Francisco Sá, já se deu imediatamente, com ordem de restauração na tradicional “Oficina do Urubu”. Oportunamente, serão definidas datas especiais para entrega, montagem e inauguração na sede coral.
A Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) é uma empresa privada que transporta cargas ferroviárias há 23 anos. Ela tem a concessão da Malha Nordeste da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA), precursora da RVC (Rede de Viação Cearense) e que foi privatizada em 1997.
A linha ferroviária em operação atualmente, com 1.237 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luis/ MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/ CE) e Mucuripe (Fortaleza/ CE), promovendo a integração e dinamizando a economia regional. A FTL movimenta cargas com 105 locomotivas e 1.377 vagões. Em 2020, a empresa transportou 2,6 milhões de toneladas, dos quais 1,4 milhão de celulose, 587 mil de combustíveis e 324 mil de cimento.
Além da operação atual, uma nova linha férrea está sendo construída, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial vai passar por 81 municípios, contribuindo diretamente com um novo progresso para o país.
Definitivamente, #RaizÉSerFerroviário!!
Confira mais fotos no Instagram:
Ver essa foto no Instagram

Mais do Ferroviário


Zagueiro Wesley Junio renova com o Tubarão da Barra até 2027
Leia mais +
Ferroviário é homenageado em sessão solene pelos seus 92 anos de história
Leia mais +
Ferrão faz último treino antes de seguir para Sousa/PB
Leia mais +
Gabriel Moyses é o novo reforço do ataque coral para a temporada
Leia mais +