Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

Torcida

O Ferroviário é dono de uma marca forte e respeitável, que repercute no futebol brasileiro. O torcedor é seu patrimônio maior, razão de sua existência. Jogo do Ferrão é sinônimo de festa. É onde a violência pendura as chuteiras e o verdadeiro espírito de amizade desponta.

Colocações que fazem menção a um grande percentual de idosos na torcida coral e ao reduzido número de torcedores do clube no Estado do Ceará são paradigmas derrubados e execrados por várias pesquisas ao longo dos últimos tempos.

Em 2001, artigo publicado pela Gazeta Mercantil dava conta que o potencial de torcida do Ferroviário contemplava cerca de 200 mil pessoas em todo o Brasil. Em 2008, o Instituto Datafolha, em mais uma das suas tradicionais pesquisas acerca dos times de preferência dos brasileiros, ouviu 11.786 pessoas, em 390 municípios, a partir dos 16 anos. Somente o Ferroviário e outras 46 equipes entraram no ranking.

A torcida do Ferrão apresenta-se como a 13ª maior do Nordeste e 45ª maior do Brasil. Ainda segundo o Datafolha, a torcida coral é composta por indivíduos do sexo masculino, com faixa etária situada entre 16 e 34 anos, nível médio de escolaridade e renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos, o que coloca o torcedor do Ferroviário dentro da população economicamente ativa do país.

Em setembro de 2016, o Datafolha realizou mais um levantamento acerca do tamanho das torcidas, o mais recente até então, desta vez considerando somente a capital cearense. Ferroviário, Fortaleza e Ceará, tradicionais rivais, são os únicos três times do Estado a aparecer na pesquisa.

 

CEARENSE NOS ANOS 90

Jogo do Ferroviário no estádio Presidente Vargas durante a inesquecível campanha do bicampeonato cearense em 1994 e 95.

 

BRASILEIRO NOS ANOS 2000

Mais um jogo do Ferroviário no estádio Presidente Vargas, desta vez durante boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2006.

 

TUDO É FESTA

Jogo do Ferrão é sinônimo de festa. Crianças, jovens, senhores e senhoras vestem a camisa e lotam os estádios para ver o clube coral em ação.

 

MARCHAR PARA A LUTA

Famosa faixa “nem guerra entre torcidas, nem paz entre classes” acompanha o Ferroviário nos estádios e tem destaque nacional pela politização.

 

COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS

Em qualquer situação, os torcedores corais acompanham o Ferroviário e demonstram amor, sempre apoiando o time e jamais desistindo.

 

EXPLOSÃO NO CASTELÃO

Vice-campeão cearense em 2017, o torcedor coral voltou a vibrar com o time e seu retorno às disputas regionais e nacionais.