Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

Sede

Situada na Barra do Ceará, marco zero da cidade de Fortaleza e um dos mais tradicionais bairros da capital do estado do Ceará, a Vila Olímpica Elzir Cabral é a sede oficial do Ferroviário Atlético Clube desde a segunda metade da década de 1960.

Com uma extensa área de 5 hequitares, entre espaços livres e já construídos, a sede coral possui uma estrutura física que conta com estacionamento privativo, salão de festas, sala de troféus, sala de imprensa, ambiente administrativo, academia, alojamentos, refeitório, além do Estádio Elzir Cabral, que, segundo o CNEF (Cadastro Nacional de Estádios de Futebol), possui, atualmente, capacidade oficial para 4.200 torcedores.

 

FACHADA HISTÓRICA

Registro fotográfico de 1967, do, na época, recém-inaugurado campo do Ferroviário Atlético Clube, que já recebia identificação visual própria em sua fachada.

 

PRÉDIO ADMINISTRATIVO

Registro dos anos 80, destacando o prédio administrativo da sede coral, que também acomoda os alojamentos para jogadores profissionais. Na marquise, a célebre frase: “Futebol é conjunto, o sucesso de todos depende do esforço de cada um”.

 

DIA DE TREINO

Registro fotográfico já dos anos 2000, com a visão para o gramado da Vila Olímpica Elzir Cabral. Um dia normal de treinamentos na Barra do Ceará.

 

POR QUE ELZIR CABRAL?

Elzir de Alencar Araripe Cabral foi presidente do Ferroviário por quatro oportunidades entre 1950 e 1960, sendo o principal responsável pela aquisição do terreno onde hoje está localizado o estádio, que, por justiça, recebe o nome do ex-dirigente e ex-engenheiro da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A).

A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO

O dia 19 de março é um marco histórico para o futebol cearense e, em particular, para o clube coral. Nesse data, em 1989, com o jogo Ferroviário 6×0 Guarani de Juazeiro, aconteceu a inauguração do Estádio Elzir Cabral, primeira praça esportiva particular do estado a ser reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como apta em sediar jogos de competições oficiais. O gol inaugural do estádio foi marcado pelo atacante Cacau.

MAIORES PÚBLICOS

O maior público presente já registrado no Estádio Elzir Cabral foi justamente o do jogo de inauguração, oficialmente 8.922 torcedores. A maior goleada imposta pelo Ferroviário em seu estádio foi no Campeonato Brasileiro de 1998: 7×0 em cima do Corisabá/PI.

Porém, o resultado mais expressivo até hoje, dada a rivalidade entre os adversários, foi a goleada de 4×0 sobre o Fortaleza Esporte Clube, em amistoso realizado no dia 26 de fevereiro de 1994, que marcou a arrancada para o título cearense daquele ano.

 

DIA DE JOGO

Registro dos anos 2000, com casa cheia no Estádio Elzir Cabral. Lotação máxima em mais um jogo do Ferroviário, fazendo uso, literalmente, do fator casa.