
Esclarecimentos sobre o local do clássico contra o Fortaleza EC
29 de Fevereiro de 2020

O Ferroviário Atlético Clube vem esclarecer, aos seus sócios, sua torcida e desportistas em geral, os fatos relacionados ao local da partida do jogo da próxima quarta-feira, dia 4 de março, diante do Fortaleza Esporte Clube, cujo tema já conquistou ampla exploração da mídia local.
Pelo horário marcado na tabela, 21h30;
Por ser o Ferroviário o time com mais jogos transmitidos ao vivo pela TV em sua própria cidade – o que indica que este também será transmitido;
E pelo histórico de baixo público em jogos similares – citamos, como exemplo, o também clássico contra o Ceará, com transmissão ao vivo pela TV, no Estádio Presidente Vargas (PV), nesta mesma competição, no ano passado, quando a renda da partida ficou negativa em quase 10 mil reais;
O Ferroviário, como mandante do jogo, usou de seu direito, decidiu e solicitou à Federação Cearense de Futebol (FCF), via meios oficiais de comunicação, por duas vezes, sendo a primeira com bastante antecedência, ainda no dia 22 de janeiro, que o local fosse marcado para o Estádio Elzir Cabral, de propriedade do clube e com todos os laudos aptos a realizar partidas oficiais.
Infelizmente, todos os pedidos foram ignorados e sequer respondidos pela FCF, que publicou tabela atualizada no dia 21 de fevereiro marcando o referido jogo para o PV. Em tentativa de contato com o presidente Mauro Carmélio, recebeu a simples resposta de que não haveria segurança.
Inconformado com a situação, o Ferroviário interpôs, dia 27 de fevereiro, no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará (TJDF-CE), um Mandado de Garantia com Pedido de Liminar requerendo transferência do jogo, portanto, para o Elzir Cabral, com garantias de segurança particular, através de seu patrocinador, se necessário.
Porém, o presidente Dr. Tiago Albano, em decisão datada de 28 de fevereiro, indeferiu o pedido sob o argumento de que o estádio se encontra liberado com restrições, pois não reúne as condições necessárias para abrigar os chamados clássicos (onde se insere a partida contra o Fortaleza), nem os jogos de grande e manifesto apelo popular. Em novo pedido de reconsideração, novo indeferimento, inclusive, alternativamente, caso a partida seja mantida para o PV, que na reunião de plano de jogo, o Ferroviário tenha autonomia para decidir sobre a carga máxima de ingressos disponibilizados, setores do estádio que serão abertos e possibilidade de aluguel parcial da praça desportiva, ou, se negados os pedidos anteriores, que os custos do jogo sejam divididos entre os clubes mandante e visitante e a FCF.
A decisão principal do TJDF-CE tomou como base Ofícios espontâneos que circularam entre 3 e 12 de fevereiro, assinados pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PM-CE), e de pleno desconhecimento do Ferroviário. A FCF era a única detentora destes documentos, os quais, rapidamente, foram utilizados pelo referido Tribunal. Vale ressaltar que a PM-CE realizou vistoria no Estádio Elzir Cabral no dia 14 de fevereiro, ou seja, em data posterior aos citados Ofícios.
Novamente inconformado, especialmente pela forma obscura como a situação vem sendo conduzida, o próximo passo do Ferroviário Atlético Clube é recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
É importante mais uma vez reforçar que a opção pelo Estádio Elzir Cabral, especificamente neste jogo contra o Fortaleza Esporte Clube, é por motivo de economia e buscando evitar prejuízos, visto que será preciso abrir o estádio todo, diferentemente do que acontece em jogos do Ferroviário contra equipes de menor porte. Por sinal, tal preocupação enterra uma certa lenda criada de que o futebol cearense é bancado por Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube. Nesta competição, outros clubes mandantes já tiveram prejuízos jogando contra essas mesmas duas equipes.
O Estádio Elzir Cabral, no qual foram gastos mais de 100 mil reais em reformas e melhorias recentes, reúne totais condições e é, ou deveria ser, um direito do clube mandante fazer a escolha de onde deseja jogar. Assim como já escolhemos, e seguiremos escolhendo, a Arena Castelão ou o Presidente Vargas em outras situações.
O Ferroviário Atlético Clube lamenta todo esse imbróglio e, independente do que for imposto, estará pronto para enfrentar e realizar um grande jogo diante deste seu tradicional adversário, e conta com o apoio incondicional do seu fiel torcedor.

Mais do Ferroviário


É hora de mostrar a força da arquibancada!
Leia mais +
Nota de pesar pelo falecimento de José Diogo Neto
Leia mais +
Elenco se reapresenta com foco no duelo do Brasileiro
Leia mais +
Mudança na data do jogo entre Ferroviário e Sousa/PB
Leia mais +