Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

NOTÍCIA

Bodas de Prata do Campeonato Cearense de 1994

09 de dezembro de 2019

Esse mês, mais precisamente no dia 04 de dezembro, completou 25 anos da memorável conquista do Ferroviário pelo Campeonato Cearense de 1994. Um título conquistado com méritos pelo elenco, que, graciosamente, à época era mencionado de “Máquina Coral”, contando com Acássio, Batistinha e Cícero Ramalho em sua formação e era comandado pelo técnico César Moraes. Foi diante do Ceará, clube vice-campeão da Copa do Brasil daquele ano, que o Tubarão da Barra mostrou sua soberania e levantou o troféu máximo do futebol cearense, e o oitavo em sua história.

O Campeonato Cearense de 1994 foi dividido em três turnos. O Ferroviário “papou” dois deles (o primeiro turno diante o Itapipoca e o terceiro contra o Ceará). Já a taça do segundo turno ficou para o time alvinegro. Vencedor de dois turnos, o clube da Barra do Ceará precisaria de um simples empate na finalíssima do certame para soltar o grito de campeão estadual, que estava preso na garganta de seus torcedores desde a conquista do título de 1988.

Naquela partida decisiva, Ceará e Ferroviário empataram sem gols, onde 26.523 expectadores compareceram ao Estádio Castelão e foram testemunhas da festa coral que tomava forma naquele momento. Um grande capítulo para a história do Futebol Cearense. O Ferrão naquele jogo foi campeão com o futebol de Roberval; Nasa, Batista, Santos e Branco; Lima, Ricardo Lima e Basílio (Alex); Reginaldo (Eron), Cícero Ramalho e Batistinha.

Nota-se que uma semana antes, no dia 27 de novembro, diante do próprio Ceará, o Ferroviário garantia o título do terceiro turno na vitória por 2 a 0 com os gols de Ricardo Lima e Batistinha, esse sendo o último gol coral naquela temporada. No final das contas, ataque coral balançou por 81 vezes as redes adversárias e Batistinha com o título de artilheiro da competição, com 20 gols marcados. No total de 37 jogos disputados, o Ferrão venceu em 21, empatou em 13 e perdeu em apenas 3 oportunidades. O plantel coral recheado de atletas da região e manteve a espinha dorsal para a temporada seguinte, acarretando no bicampeonato estadual.

Compartilhe nas redes sociais



Comente essa notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não obrigatoriamente representam a opinião do Ferroviário Atlético Clube. Mensagens que contrarie a lei, que ofenda o direito de terceiros, que incite a violência, que promova qualquer tipo de discriminação racial, religiosa, sexual, de idade ou contra povos, por exemplo, ou que afronte os valores médios presumidos da sociedade são considerados conteúdos ilegais ou impróprios e poderão ser excluídos e/ou, até, sofrer consequências jurídicas.


Mais do Ferroviário

Todas as notícias
Ferroviário Atlético Clube
Rua Dona Filó, 650 - Barra do Ceará
CEP: 60330-060 - Fortaleza/CE - Brasil
WhatsFAC: +55 (85) 93300.1422
CNPJ: 07.122.161/0001-05
Desenvolvido por