Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

NOTÍCIA

Jeff Peixoto escreve crônica alusiva aos 86 anos do FAC

09 de Maio de 2019

Consta no Estatuto Social do Ferroviário, no Capítulo II, Artigo 3º, o que trata dos símbolos oficiais da instituição, que: “São símbolos do Ferroviário Atlético Clube a bandeira, o distintivo, o hino oficial, o mascote e os uniformes.” Sim! Mostra-se claro o artigo e evidencia os nossos lindos e tradicionais símbolos que tão bem representam a instituição que, neste 9 de maio de 2019, ousa completar 86 anos de fundação. É linda a nossa bandeira, o nosso distintivo, o nosso uniforme e hino, sem falar no mascote Tutuba que, ao longos dos anos, superou outros mascotes “não-oficiais”, como um Trem e até uma Cobra Coral, ganhando cada vez mais notoriedade, principalmente com as crianças, tendo se estabelecido de vez como o nosso lúdico representante.

Mas ao me deparar com esse Artigo estatutário, sinto falta da menção ao que considero como sendo o maior símbolo da nossa agremiação coral: a Torcida! Ora, não teríamos superado o tempo e o espaço, chegar até aqui firmes e fortes, após a condução inicial de Valdemar Caracas, nos idos anos do Matapasto e Jurubeba, tendo passado por tantas coisas, boas e ruins, como é a vida de quem pulsa, se não fosse a Torcida. A locomotiva Coral passou pelas mãos de muitos “maquinistas”, vencemos, perdemos, sorrimos e choramos, mas cá estamos nós em posição de destaque nos trilhos da história do futebol brasileiro. Mas, como eu ia dizendo, tudo isso só se faz realidade por conta da mais fiel torcida que um clube poderia ter, que mesmo nos mais duros momentos nunca abandonou o time. Se somos muitos ou poucos, isso pouco importa, o que realmente importa é que mesmo na carência de títulos, mesmo no lastimável rebaixamento, ela, a torcida, sempre esteve lá, indo ao estádio ou não, mas sentindo e vibrando, todos unidos no vagão desse amor.

Ainda que o Estatuto não compreenda a torcida como um símbolo coral, eu insisto em dizer que o maior símbolo do Ferroviário está, e sempre esteve, representado por todos aqueles que amam esse clube, cada indivíduo que, à sua maneira, sente orgulho de bater no peito e dizer para quem quiser ouvir “Aqui é Ferrim (ou Ferrão), meu Fí!” E ao passo em que voltamos a crescer como time, como marca, como clube, vamos rejuvenescer essa torcida e, quem sabe, triplicá-la em alguns anos.
Parabéns ao Ferroviário Atlético Clube pelos seus 86 anos! Que um futuro de glórias seja a bênção desta nação que merece comemorar grandes conquistas! Parabéns a todos! E fiquemos com os versos do nosso Hino Oficial (de Zezé do Vale) que muito diz sobre a nossa Torcida:

“Somos companheiros inseparáveis
Na alegria e na tristeza
Com esse vermelho, preto e branco
Que traz o símbolo da beleza…”

Compartilhe nas redes sociais



Comente essa notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não obrigatoriamente representam a opinião do Ferroviário Atlético Clube. Mensagens que contrarie a lei, que ofenda o direito de terceiros, que incite a violência, que promova qualquer tipo de discriminação racial, religiosa, sexual, de idade ou contra povos, por exemplo, ou que afronte os valores médios presumidos da sociedade são considerados conteúdos ilegais ou impróprios e poderão ser excluídos e/ou, até, sofrer consequências jurídicas.


Mais do Ferroviário

Todas as notícias
Ferroviário Atlético Clube
Rua Dona Filó, 650 - Barra do Ceará
CEP: 60330-060 - Fortaleza/CE - Brasil
WhatsFAC: +55 (85) 93300.1422
CNPJ: 07.122.161/0001-05
Desenvolvido por