Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

NOTÍCIA

Tubarão da Barra participa pela 5ª vez da Copa do Brasil

06 de Fevereiro de 2018

Quando entrar em campo nesta quarta-feira, dia 7, às 20h30 no estádio Presidente Vargas, diante do Confiança/SE, o Ferroviário oficializará a sua quinta participação na Copa do Brasil. A primeira vez foi, justamente, na primeira edição do torneio, em 1989. Como campeão cearense do ano anterior, o Tubarão da Barra foi o principal representante do Ceará e estreou diante do Goiás Esporte Clube.

Treinado por Vanderlei Paiva e tendo jogadores como Barbiroto, Juarez, Marcelo Veiga, Mardônio, Jacinto e Cacau, dentre outros grandes nomes, o time coral acabou eliminado pelo alviverde goiano ainda na primeira fase.

Bicampeão cearense em 1994 e 95, o Ferrão voltou a participar da Copa do Brasil por dois anos seguidos. Em 1995, enfrentou o Remo/PA, e em 96, teve, novamente, o Goiás pela frente, sendo eliminado precocemente em ambos os anos. Ramon Ramos era o técnico coral nas duas oportunidades.

Em 2004, na última participação coral até então, o América/RN foi o primeiro adversário. E deu Ferrão, com direito a goleada de 4×0, no PV. Veio a segunda fase e o Corinthians/SP, de Rincón e Jô, foi o algoz do Ferroviário, que encerrava ali sua campanha, em um Castelão com grande público.

Chegou 2018. A quinta vez do Ferrão na Copa do Brasil.

 

FERRÃO x CONFIANÇA NA HISTÓRIA

Ferroviário e Confiança têm uma importante característica histórica em comum. Ambos possuem origens proletárias. Enquanto o Ferrão foi fundado por trabalhadores da rede ferroviária, em 1933, a equipe sergipana surgiu dentro de uma fábrica de tecelagem, três anos depois, em 1936.

Mas foi somente em 1984, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro, que os dois times se enfrentaram pela primeira vez. Com gol de Jorge Veras, o Ferrão venceu o Confiança por 1×0 em partida realizada no Estádio Castelão. Desde então, mais 5 encontros foram realizados. No geral, pequena vantagem cearense: 3 vitórias corais, todas dentro de casa; 2 derrotas; e 1 empate. Confira os resumos desses jogos:

05/02/1984
Ferroviário 1×0 Confiança
Estádio Castelão – Brasileiro Série A
Gol do FAC: Jorge Veras

15/02/1984
Confiança 4×1 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série A
Gol do FAC: Betinho

12/10/1997
Confiança 3×2 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Somar e Carlos Silva

19/10/1997
Ferroviário 2×1 Confiança
Estádio Elzir Cabral – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Cantareli e “contra”
Obs: Na disputa por pênaltis, 3×1 para o Ferrão. Marcaram Alex, Marcelo e Danilo. Goleiro Fábio, que anos depois viraria ídolo no Confiança, foi o herói coral defendendo importantes cobranças naquela manhã (sim, manhã – clique e relembre em matéria do Almanaque do Ferrão).

13/08/2006
Confiança 2×2 Ferroviário
Estádio Batistão – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Glaydstone e Éverton

03/09/2006
Ferroviário 2×1 Confiança
Estádio Presidente Vargas – Brasileiro Série C
Gols do FAC: Cristiano (2x)

 

GOLS CORAIS EM 2006

Abaixo, relembre os dois últimos confrontos:

Compartilhe nas redes sociais

Comente essa notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não obrigatoriamente representam a opinião do Ferroviário Atlético Clube. Mensagens que contrarie a lei, que ofenda o direito de terceiros, que incite a violência, que promova qualquer tipo de discriminação racial, religiosa, sexual, de idade ou contra povos, por exemplo, ou que afronte os valores médios presumidos da sociedade são considerados conteúdos ilegais ou impróprios e poderão ser excluídos e/ou, até, sofrer consequências jurídicas.