Ferroviário Atlético Clube

Ferroviário Atlético Clube

NOTÍCIA

Jardel eleito como o maior jogador cearense da história

12 de junho de 2020

O que nós, corais, já tínhamos certeza, o Globo Esporte ratificou em pesquisa realizada entre 32 jornalistas e pesquisadores do nosso esporte local: o atacante Mário Jardel, do Ferroviário, é o maior jogador cearense da história do futebol.

Ao todo, 16 atletas receberam votos. Dentre eles, quatro foram revelados pelo Ferroviário: o próprio Jardel, em primeiro; Iarley, em quarto; Mirandinha, em sexto; e Pacoti, o décimo terceiro. Vale ressaltar nomes de outros que também vestiram a camisa coral na carreira, mesmo não revelados na Barra do Ceará, como Clodoaldo, Sérgio Alves e Amilton Melo.

Ídolo da torcida coral, Mário Jardel nasceu em nossa capital e foi revelado nas categorias de base do Tubarão. Artilheiro nato, foi o único brasileiro a conquistar por duas vezes o troféu Chuteira de Ouro da Europa. Em sua trajetória, o atleta soma passagens por equipes como Vasco da Gama, Grêmio, Porto, Sporting, Galatasaray (Turquia), além de convocações e gol pela Seleção Brasileira.

Defendendo o Ferroviário, Jardel fez sua estreia no time profissional em 28 de agosto de 1990, quando ainda não havia completado 17 anos de idade, na goleada por 4 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro, no estádio Elzir Cabral. Com destacadas atuações, foi negociado, no ano seguinte, junto ao Vasco da Gama, onde atuou de forma brilhante e depois seguiu caminho no Grêmio, até chegar no futebol europeu.

Quase vinte anos após sua estreia profissional pelo time coral, o atacante retornou ao Ferroviário como a maior contratação da história do futebol cearense. De forma inédita, a apresentação do jogador aconteceu em rede de televisão para todo o Estado do Ceará, ao vivo, no início da transmissão do jogo Icasa 3×4 Ferroviário, no dia 1° de fevereiro de 2009. Na ocasião, Jardel vestiu a camisa coral no ar e anunciou seu retorno, convocando o torcedor coral para sua volta triunfal de helicóptero, três dias depois, no Barra do Ceará.

A volta de Jardel ao time que o projetou teve repercussão mundial, principalmente em Portugal, onde foi ídolo das torcidas do Porto e do Sporting. Em sua reestreia, em um Elzir Cabral completamente lotado, um golaço de Jardel e vitória coral por 2×1 sobre o Quixadá, na noite de 11 de março de 2009. O atacante coral entrou aos 28 minutos do segundo tempo e voltou a vestir a camisa coral oficialmente depois de 18 anos. Aos 37 minutos, após cruzamento da direita, a bola chegou no peito do centroavante, que tirou a marcação do zagueiro e, com uma facilidade impressionante, chutou por cobertura, marcando um golaço.

Inesquecível. Valeu, Jardel.

Compartilhe nas redes sociais



Comente essa notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não obrigatoriamente representam a opinião do Ferroviário Atlético Clube. Mensagens que contrarie a lei, que ofenda o direito de terceiros, que incite a violência, que promova qualquer tipo de discriminação racial, religiosa, sexual, de idade ou contra povos, por exemplo, ou que afronte os valores médios presumidos da sociedade são considerados conteúdos ilegais ou impróprios e poderão ser excluídos e/ou, até, sofrer consequências jurídicas.


Mais do Ferroviário

Todas as notícias
Ferroviário Atlético Clube
Rua Dona Filó, 650 - Barra do Ceará
CEP: 60330-060 - Fortaleza/CE - Brasil
WhatsFAC: +55 (85) 93300.1422
CNPJ: 07.122.161/0001-05
Desenvolvido por