Ir para página inicial Voltar para página anterior Imprimir esta página Opção temporariamente desabilitada Diminuir o tamanho da letra Aumentar o tamanho da letra
/ comunicação / fatos históricos
09/09/2010
Ferroviário x Horizonte
05/09/2010
Fortaleza 1x1 Ferroviário
Pesquisa personalizada
/ mais fatos históricos
19/06/2009 Ferrão não sofreu um gol sequer do Fortaleza no Estadual de 1970
08/04/2009 Ex-jogador do Ferroviário marcou gol inédito em Copa do Mundo
08/04/2009 Inauguração de estádio em São Benedito atraiu 10 mil pessoas
08/04/2009 Almir é o único atleta do Ferrão a balançar as redes no Maracanã
12/02/2009 Ferrão no Presidente Vargas: inauguração, 1º gol e maior público
» ver lista completa

No tempo das seleções estaduais, o Ferrão comandava a cearense

No ano de 1954, a Federação Cearense de Desportos levou a Seleção do nosso estado para uma partida no contra a Seleção do Maranhão. A equipe, que tinha como base o time do Ferroviário, acabou vencendo pelo placar de 2 a 0.

SELEÇÃO CEARENSE DE 1954

Em pé: Nirtô, Aluisio I, Pipiu, Vicente e Antoni.
Agachados: Geroudo, Nozinho , Ivan Roriz, Merci, Zanato e Manuelzinho.

Na foto abaixo, os cinco atletas do Ferroviário no desembarque na capital cearense, após o triunfo em terras maranhenses. O "mascote" é Assis, filho de Manuelzinho.

ATLETAS CORAIS DA SELEÇÃO CEARENSE DE 1954

Juju, Nozinho, Nirto, Manuelzinho, Antoni e Vicente. O "mascote" é Assis, filho de Manuelzinho.

Já em 1956, a FCD contratou o famoso técnico Elba de Pádua Lima (Tim), um dos maiores estrategistas do futebol brasileiro de todos os tempos. Como já era de se esperar, a base dos convocados, mais uma vez, acabou sendo o Ferrão.

Tim armou uma grande equipe, empolgando as platéias do Norte e Nordeste, sendo eliminado do certame nacional por Pernambuco, numa dramática decisão com resultados negativos de 1 a 0 aqui, e 1 a 0 em Recife. Lá tivemos sérios problemas, com Sanatiel sendo expulso e Moésio Gomes passando a jogar de zagueiro.

SELEÇÃO CEARENSE DE 1956

Em pé: Manuelzinho, Nozinho, Ivan Roriz, Merci, Damasceno, Filgueiras
Agachados: Moésio, Pacoti, Zé de Melo, Aldo e Guilherme.

A formação acima da Seleção Cearense foi a que jogou no PV contra os Pernambucanos. Eram 5 jogadores do Ferrão (Manuelzinho, Nozinho, Pacoti, Ze de Melo e Aldo), 2 do Ceará (Ivan e Guilherme), 1 do América (Merci), 1 do Usina Ceará (Filgueiras) e 1 do Fortaleza (Moésio Gomes).

Outros atletas convocados: do Ferroviário (Lolo, Eudosio e Macauba), do Fortaleza (Aluisio II, Mozar e Sanatiel) e do América (Alencar).

Bons tempos, quando, a então CBD, promovia os Campeonatos de Seleções. Era, na verdade, uma competição que sacudia o povão com as torcidas organizadas de Ferroviário, Ceará e Fortaleza tudo dentro de um clima de camaradagem, desportividade e desejando, com todo ardor, que os atletas levassem bem alto o nome do futebol cearense.

Ainda não é Sócio-Torcedor do Ferrão? Clique aqui e faça o seu cadastro online.
Colabore com o seu clube do coração e usufrua de vários benefícios.
O futuro não é mais como costumava ser!


Ferroviário Atlético Clube - Desde 09 de Maio de 1933
Rua Dona Filó, 650 - Barra do Ceará - CEP: 60330-060 - Fortaleza - CE - Brasil
Fone: +55 85 3237.0872 - e-Mail: ouvidoria@ferroviario.com.br