| 09/09/2010 Ferroviário x Horizonte |
| 05/09/2010 Fortaleza 1x1 Ferroviário |
Pesquisa personalizada
|
|
|||||||||||||
|
|||||||||||||
|
03/03/2010
Quando a decadência encontra a incompetência
|
Manter o velho hábito de ler os principais jornais da cidade, logo cedo pela manhã, está ficando cada vez mais difícil. Antes, sair de casa sem folhear as páginas dos periódicos locais me dava o terrível status de desinformado. Hoje, não mais. Em tempos de banda larga, portais em tempo real, blogs e twitters da vida, a sensação que tenho ao ler nossos jornais é de que não passam de um aglomerado de notícias velhas e requentadas, copiadas ipsis-literes de mídias mais ágeis e totalmente adaptadas à velocidade da informação reinante no Século XXI.
Os nossos jornais não migraram à toa para as plataformas digitais. Recordo que já em 1997, durante uma temporada no exterior, a versão do Jornal O Povo na Internet salvava meus dias com informações do Ferroviário. Jamais vou esquecer a notícia, por exemplo, da morte do craque Amilton Melo, lida numa fria manhã do verão europeu, no momento em que degustava um capuccino em meio à dezenas de usuários de um cybercafé no centro de Amsterdã. Entretanto, os tempos mudaram e parece que muita gente que vive no meio jornalístico ainda não percebeu.
É consenso no mundo todo que o jornal que traz, hoje, as noticias de ontem está fadado ao fim. Devido à velocidade da informação, a maior parte das principais notícias de ontem já são do conhecimento da grande maioria das pessoas. Quem precisa comprar jornal? O jornal impresso do futuro é aquele que apresenta um caráter muito mais prospectivo do que retrospectivo, muito mais opinativo e interativo, que converge para as mídias digitais promovendo uma expansão de conteúdo. Qualquer coisa fora dessa padrão, será apenas uma mídia fadada ao abandono das pessoas. "food for thought", como dizem os ingleses.
Hoje, procurei notícias sobre a vitória coral em Itapipoca. No Diário do Nordeste, encontrei apenas uma ridícula nota, trazendo informações genéricas sobre a partida, claramente retiradas de um site esportivo que provê informações em tempo real. O verdadeiro retrato da preguiça, desculpem a franqueza. Sequer a ficha técnica do jogo, tão essencial e tradicional nas matérias de jogos oficiais, foi levantada. Por sua vez, percebe-se que o pessoal do Jornal O Povo teve o cuidado de colher informações com quem acompanhou a partida, talvez uma rádio itapipoquense ou um trabalho de rádio-escuta via Internet, cumprindo com dignidade a missão de informar acerca de um importante jogo do campeonato cearense. Posso crer que a diferença de abordagem em torno do mesmo fato está na linha editorial e no nível de competência dos que fazem cada periódico. É um direito meu ter essa opinião. Mais uma vez, "food for thought".
Na era das mídias interativas e demanda por informações customizadas, nada mais evidente que a necessidade dos clubes de aprimorarem seus próprios mecanismos de comunicação, dotando-os de um nível profissional capaz de estabelecer um fluxo contínuo de conteúdo conveniente e pertinente, diretamente direcionado para seu público-alvo. Quando a decadência encontra a incompetência, só nos resta esquecer os velhos hábitos e buscar a renovação constante do nosso jeito de colher as informações que nos interessam. "food for thought", desculpem a insistência.
|
Leo F. Vidal em 03/03/2010 às 11:16
Realmente é lamentável a situação "decadente e incompetente" de alguns jornais da capital. Só pra refoçar o desprezo a pesquisa (função de jornalista), hoje no mesmo DN na coluna do TB, na famosa seção "Recordando", foi publicada uma foto do histórico amistoso entre o Santos de Pelé e Ferroviário campeão invicto de 68... Infelizmente, além da data errada, tinha uma nota: "Não recordo o resultado dessa partida". Ridículo. Como se tudo o que é escrito no jornal fosse reles lembrança de alguém. Jornal é informação e por isso tem relação direta com pesquisa, e pra isso existem documentos... Que tal pesquisar no Portal Oficial do Clube? Primeira opção seria essa não? Lá iria encontrar o portfólio do clube com detalhes da partida.
Paulo Costa em 03/03/2010 às 11:58
realmente o jornal o povo foi menos ruim do que o diário. Mas mesmo assim ainda não sei qualé o pior. O Povo colocou que o jogo contra o boa viagem vai ser no sábado, só que na verdade vai ser no domingo. Será que isso foi incompetência ou decadência? Eu voto na junção das duas.
Lucas Rios em 03/03/2010 às 11:58
A imprensa daqui há tempos não faz um jornalismo digno dos menores adjetivos. A marca mais ilustre dos escretes, NENHUM tem, que seria cada um ter uma postura IMparcial.
Cada dia fico mais enijado de todos eles e um "escravo" apenas deste portal!
Salve o ferrao.com.br
Saudações corais!
Lucas Rios.
Augusto Cesar Martins em 03/03/2010 às 12:07
Desculpe, mas se tornarmos ganhadores de carteirinha certamente os holofotes, os microfones e as páginas carregarão a nossa marca.
Quem não ganha nada não pode dividir espaço com a massa dominante.
Tarso Marques em 03/03/2010 às 12:27
E mais... a única vez que o Ferroviário, time que passou boa parte do 1º turno em 1º lugar - ou no G4 -, figurou nesse ano na pagina frontal do caderno de esporte do DN foi justamente quando eles, o jornal, resolveu criar uma greve de jogadores na Barra do Ceará.
Como diria o fantástico Zagallo: Vocês vão ter que me engolir. Um dia... um dia vão ter que nos engolir!
chico da uva em 03/03/2010 às 13:34
Jornalismo no Futebol Cearense Radio, Televisão e jornal escrito
chicodauvagmail.com, Temos diversidade de outras paginas que fala num formato único, onde não é conhecido a parte eclética da dinâmica do profissional vivente dos fatos reais do dia a dia, que ocorre no palco do gramado verde, ou seja, o talento do trabalho dos profissionais da arte do futebol cearense, mas queria relacionar colunas de fatos importante que na hora da imprensa comentar, foge do brilho do real sucesso, que marcou Ferroviário e outras é equipe do Ceará.
VICENTE SILVA FURTADO em 03/03/2010 às 14:27
Infelizmente colegas, ontem no decurso do jogo itapipoca X ferrão, como a labuta na escola pública em período de matrícula é só trabalho, me limitei ao velho radinho. No mais vcs imaginam, o que da desinformação com relação ao jogo de ontem. Como nos bons tempos do bí, liguei a limitada máquina, na limitada rádio "o povo" e alí deitado fiquei ao ouvir o único jogo me parece ao aúdio-vivo, era ceará X horizonte,... desculpe postar os nomes com letras minúsculas, são times não cidade-estado, ok? E, assim fiquei num sufoco danado quando em dado momento, já por volta de meia hora do primeiro tempo, ferrão 1 x 0. Depois de muito escutar e já pelos quarenta, novo escore; 2 x 1 para o ita e termina o 1º tempo. No tempo findo em beirando os 10 min., o ferrão empata. Passados mais uns 10 minutos e o repórter papagaio-fone, se engana e anuncia a regressão ou seja; ita 2 x 0 e quem está do lado de cá, está feito cego em tiroteio e não sabe o que acreditar, nem o que está acontecendo. Nesse momento depois de passados uns três minutos o papagaio corrige e numas cinco vezes retificando o pracar de 2 x 2 e em seguida a vitória. Hoje ainda duvidoso fui igualmente a vcs, ler os jornais e vê a TV para crê e conferir o resultado. As páginas dos jornais estavam lá com letras garrafais, que o fortaleza jogaria hoje e trás de volta o bichara!
Aguenta coração...sofre, ama, sente...aqui quem fala é Vicente, sou torcedor do ferrão!
Vicente Poeta.
F J T de Santana em 03/03/2010 às 15:13
Grande Evandro, Verdade! Mas se você espera que nossos repórteres e jornalistas semi analfabetos produzam algo que tenha o mínimo de valor ou consistência, pode esperar sentado pois isso nunca vai acontecer. Para tal é necessário renovação no quadro de jornalistas cearenses e um mínimo de autoridade e responsabilidade editorial. Não existe. Para piorar, como esperar que esse protótipo de jornalista (ou cronista) ancião prevalecente de hoje sequer saiba o que é mídia interativa??? é fraglante o nível total despreparo e educaçao doméstica da maioria de nossos jornalistas que, julgo, na melhor das hipóteses, meros cronistas ou radialistas. Enfim, acho que você está otimista demais. Não existe futuro no jornalismo Cearenço. Nosso estado vive ha 400 anos atraz e nossas mídias oficiais e públicas ou privadas não passam de exercício de propaganda goebelista que pressupõe a existência de um poder onipresente e onipotente(neo feudal)que pode tudo e uma opinião pública inexistente ou amestrada. E, de fato, pode. Omitir, mentir, inventar, plantar ou ignorar. Nossas mídias são instrumento de mero controle de mercado ou da massa ingnorantizada. Nossa mídia é o próprio compasso dos 400 anos que nos separam da realidade do resto do mundo. Vamos fortificar a nossa, própria. Parabéns pela qualidade de seu texto!
SEBASTIÃO CORREIA em 03/03/2010 às 15:27
ANTES DE MAIS NADA, PARABÉNS PELO COMENTÁRIO. MAS O QUE ESPERAR DE UMA IMPRENSA QUE ALÉM DE MEDÍOCRE É PRECONCEITUOSA, ALÉM DO MAIS SÓ VISA SEUS PRÓPRIOS INTERESSES?
Antonio Carlos Silva de Lima em 03/03/2010 às 17:53
A informação é o alimento do pensamento. Ha muito vejo que a imprensa cearence é carente de pesoas com caracteristicas inovadoras. Mudam o layout de um jornal e pensam que fizeram algo dinâmico, quando na verdade o conteúdo permanece, como bem diz o Evandro, um amontoado de notícias velhas e requentadas. No campo esportivo é pior ainda(o político também é assim), onde temos uma imprensa viciada. A informação é algo que eles tem e muito, mas a preguiça e o desinteresse em buscá-las é enorme. Principalmente quando é a respeito de outro assunto que não seja os Marmitas ou o Canal. Da dó assistir a jogos na TV, invariavelmente erram o nome dos atlétas e já vi errarem até o nome do time que estava jogando. Uma pena que esta importante ferramenta de informação, aqui no nosso estado, sirva como objeto de manipulação. O pior é que é muito difícil ocupar este espaço dada a característica burguesa da nossa imprensa. Então o que um Clube como o FAC, que nasceu no meio do operariado, pode esperar deles, senão a discriminação. Portanto, precisamos fortificar os nossos meios de comunicação coorporativos, dar visibilidade a nossa marca e ocupar espaços com matérias interessantes e importantes como esta que temos o prazer de comentar. Parabéns pelo Post. O FUTEBOL CEARENCE AGRADECE.
VIRGILIO CESAR em 03/03/2010 às 18:02
ALÉM DA "DECADÊNCIA" DA "IMCOMPETÊNCIA" TEMOS A "TENDÊNCIA", EXPLICO. SE VOCÊ PROCURA UMA NOTÍCIA CORAL DEPOIS DE UMA BELA VITÓRIA, FAÇA COM UMA LENTE DE AUMENTO,POIS NO DIÁRIO DO NORDESTE FOI NUMA MICRO-COLUNA CHAMADA DE "RÁPIDAS" POUCO MAIS DE CINCO LINHAS NUMA LARGURA DE ALGUNS CENTÍMETROS, INCRÍVEL ESSA TENDÊNCIA, POIS ENQUANTO OS DOIS MAIORAIS COM FOTOS E LETRAS ENORMES SEJA QUAL FOR O RESULTADO. ESTOU CONVENCIDO QUE SE O FERROVIÁRIO FOR DEPENDER DA MÍDIA LOCAL, DA POLÍTICA DA FCF, NUNCA VAMOS TER A NOSSA AUTONOMIA PORQUE JÁ ESTÁ TUDO LOTEADO, E NÃO CABE MAIS NINGUÉM, POR EXEMPLO, A COPA DO NORDESTE QUE ATÉ O FLUMINENSE DE FEIRA DE SANTANA TÁ DENTRO E NÓS QUE PARTICIPAMOS DA IDÉIA INICIAL, ESTAMOS FORA, POIS ELES NÃO QUEREM DAR ASAS A COBRA CORAL, ESSA É A VERDADE, POIS COM ALGUM APOIO CHEGAREMOS MAIS FORTE, ESTAMOS PROVANDO ISSO, POIS COM O POUCO QUE TEMOS JÁ ESTAMOS INCOMODANDO ( PARABÉNS AOS GESTORES CORAIS ), ENTÃO TEMOS MUITO O QUE SE PREOCUPAR A RESPEITO DESSA ESTRUTURA PARA DOIS, POR ISSO QUE A MÍDIA ELETRÔNICA, A RÁDIO FERRÃO E OUTROS ELEMENTOS DE MÍDIA PARTICULAR, NÃO PODEM PARAR E A NOSSA LUTA É CONTRA GIGANTES E O PIOR QUE ELES NÃO ADMITEM QUE QUEREM A GENTE SEMPRE COMO UM MERO PARTICIPANTE E ISSO TEM SE ACENTUADO NA ÚLTIMA DÉCADA,QUEM FOR FORTE NÃO PULE FORA DO DESSE TREM DE FERRO CHAMADO " FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE" O ÚNICO QUE FAZ O VERDADEIRO FUTEBOL, POIS COMÉRCIO E POLÍTICA NÃO É FUTEBOL.
Carlos em 03/03/2010 às 23:45
Imagino que o DN não tenha gostado de ter sido desmentido em uma informação pelo Portal Oficial do FAC, aguardou uma "oportunidade" de repercutir algo de ruim, como a matéria de primeira página do caderno de esportes sobre uma greve no FAC. Essa atitude demonstra a linha editorial esportiva desse jornal, francamente desfavorável a uma equipe de futebol, no caso o FAC, resta-nos lamentar o nível. Aliás, o grupo VM, comercilamente falando, não quer mais do que dois times na capital,e o restante no interior, para facilitar a inserçao das suas tvs no interior, logo, chego a dizer que é muito dificil mesmo uniclinic e tiradentes voltarem a 1a. divisão do cearense, forças ocultas ou fatos inesperados ajudaram para que isso nao ocorra. Em tempo, gostei da retirada da logomarca da distribuidora de gás, já que nada pagava ao time.
Leonardo M. Freire em 04/03/2010 às 10:51
Quero parabenizar a voce Evandro pela sua visão critica sobre o futebol cearense. Tive a mesma indignaçaõ ao ver que o DN menosprezou a partida de um dos times mais importantes do futebol daqui. Acompanho seus comentarios no blog e na radio ferrao, que eu reputo de um programa de altissimo nivel, e consider o seu ponto de vista bem moderno e franco, ao contrário de tanta gente que prefere ficar em cima do muro jogando lantejolas em tudo e em todos. Parabens pela sua observacao sobre a materia do jogo contra o Itapipoca e continue o otimo trabalho na parte da comunicacao.
sérgio luís lustosa rebouças em 04/03/2010 às 11:33
Muito oportuno este comentário. Dia 02/03/2010, tentei acompanhar o jogo do FERRÃO contra o Itapipoca pelas Rádios, e, lamentávelmente, a programação só destacava o jogo do Castelão, inclusive, após o término da partida, até onde pude suportar, aguardando em vão algum comentário à respeito da importante vitória coral (de virada). as emissoras gastavam o tempo com comentários vazios ( qual expectativa podemos ter em se tratando de profissionais (???) despreparados) apenas a espera da abertura dos vestiários no Castelão. A nota publicada no DN sobre a vitória do FERRÃO foi ridícula, inserida na coluna CURTAS. Mais uma vez repito, que se quisermos ser campeões, temos que dentro de campo, além de derrotar nossos adversários, temos que superar a ineficaz gestão da Mentora (FCF),com suas tabelas inapropriadas e seus regulamentos confusos, a imcompetência das arbitragens, e, ainda, a maioria dos fazem imprensa aqui em nosso estado, que descaradamente torcem por suas preferências e, promovem apenas o que for conveniente para eles. É uma vergonha ! Como diria o apresentador. Parabéns pela postagem. Saudações Corais!
SEBASTIÃO CORREIA em 05/03/2010 às 16:14
LAMENTO PROFUNDAMENTE O FIM DA RÁDIO FERRÃO. PARECE QUE ESTE ANO NÃO É O ANO DO FERROVIARIO, TUDO MUITO ESTRANHO ESTA´ACONTECENDO COM O NOSSO CLUBE.MAS VAMOS PERSERVERAR É PRECISO TER FÉ.
Resposta: Caro Sebastião, vamos olhar pra frente. Desde o fim do ano passado já sabiamos dessa possibilidade, inclusive os STs foram avisados desde janeiro. Da mesma forma que a Radio Ferrao nasceu e morreu na Radio Clube, pode brevemente voltar em outro local.
CRISTIANO ABREU em 05/03/2010 às 19:34
GLORIA AO FERROVIARIO, VIDA LONGA AOS CORAIS. Graças a Deus por existir esse site que me mantém informado sobre o dia a dia do meu Ferrão, é lamentavel saber que a RÁDIO FERRÃO saiu do AR. Mudando de assunto o Jogo ITAPIPOCA 2 X 3 FAC ,cinco gols, cinco falhas compartilhadas entre os goleiros de cada time, venceu o jogo aquele time o qual o Goleiro falhasse menos. Contra o Horizonte o nosso Goleiro voltou a falhar e o FAC embora tivesse aberto o Placar com um Golaço digno de uma PLACA não ampliou mais, pois o arqueiro do Horizonte não deu espaços para falhas. 2010 O ANO DA QUEBRA DO JEJUM.
ROCHA METROFOR em 08/03/2010 às 07:52
QUERO PARABENIZAR TODOS PELA VITÓRIA DA SUPERAÇÃO,NÓS VENCEMOS NA RAÇA E PARABENIZAR EM ESPECIAL O PROFESSOR PREPARADOR FISÍCO POIS GANHARMOS NO ÓTIMO CONDICIONAMENTO DA GARATADA NÃO PODEMOS NUNCA DESSISTIR,VAMOS CONTINUAR NA MESMA PEGADA FORTE E SAINDO RAPIDO.
hildelgardo viana da silva em 08/03/2010 às 14:34
vários profissionais da imprensa cearense,vive debochando do ferroviário em seus programa. o sebastião belmino que diz ser torcedor, por várias vezes no seu programa fez palhaçadas com o nome do fac.outro dia ele disse no ar que o ferroviário é igual a doença de velho, melhora mais não fica bom. o boca de macaúba pc norões,falou outro dia no globo esporte que tudo que é palhaçada só acontece com o ferroviário. eu acho que tá na hora da diretoria chamar esse bando de canalha na catraca, porque se não querem falar de bem que não fale por mal.
SEBASTIÃO CORREIA em 09/03/2010 às 16:28
CONCORDO COM A OPINIÃO DO HILDEGARDO, REALMENTE O FERROVIARIO É DIARIAMENTE ACHINCALHADO POR ESSES PARASITAS DA IMPRENSA. NA REALIDADE O QUE ELES QUEREM, É QUE FIQUE SOMENTE FORTALEZA E CEARÁ E OS TIMES DO INTERIOR, POR QUE É COM OS PREFEITOS QUE ELES PEGAM UM TROCADO. O FERROVIARIO NÃO TEM O QUE ELES QUEREM OU SEJA, DINHEIRO.
fred henrique em 10/03/2010 às 15:32
esqueçamos a imprensa, a torcida coral tem na memória os grandes momentos do seu time e não precisamos de um pouco de antenção, se a imprensa não nos fala do nosso Ferrão, falemos nós que o amamos.
Elisangelo Garcia Sampaio em 11/03/2010 às 09:35
Se não basta o descaso da imprensa cearence com o nossso ferão, podemos ver quase que diariamente os membros dessa propria "imprensa" que insistem em afirmar que o ferroviario é um time pequemo, esqueçendo seu passado glorioso, basta! Cada vez mais temos que nos unir para repudiar ainda mais esses maus elementos que circulam livremente os nossos lares quando ligamos a tv para que possamos ver algumas nóticias sobre nosso time, não podendo tambem esquecer dessa corja de arbitros que são tão viçiados em apitar da forma que atuam que esquecem de ver a verdadeira essencia do futebol...
Charles Tomaz Ferreira em 11/03/2010 às 11:28
Imaginem uma rádio exclusiva para jogos do Ferrão!!! Audiência? É só pesquisar e perceber um asustador número de ouvintes (em especial torcedores do Ferrão) que mendingavam informações a respeito do jogo entre Ferroviário X Itapipoca. Além de uma torcida de um nível cultural bastante elevado, é econômicamente ativa. PENSEM NISSO EMPRESÁRIOS E RADIALISTAS.
CRISTIANO ABREU em 11/03/2010 às 21:32
GLORIA AO FERROVIARIO, VIDA LONGA AOS CORAIS. A nossa crônica esportiva passa para a MÍDIA a imagem de um FERROVIARIO azarado, que não consegue vencer dentro de casa, de que nada da certo, de que tudo de ruim só acontece com o pobre do FERRIM, quando se aproxima uma DECISÃO eles já ficam agourando, dizendo que o nosso FAC nada,nada e morre no seco. Por outro lado, não devemos procurar briga com a imprensa, pois precisamos dela para vender a imagem do nosso CLUBE, atraindo pra ele a parceria de grandes PATROCINADORES. Cabe a NOVA DIRETORIA mudar essa imagem RUIM, deixada por antigas diretorias do PASSADO. A idéia do CHARLES é excelente, pois é CHATO você assistir o jogo do FERRÃO na BARRA e ser forçado a escutar pela rádio o jogo das duas CARNIÇAS para conseguir alguma informação do nosso jogo. 2010 O ANO DA QUEBRA DO JEJUM.
sebastiaocorreia em 17/03/2010 às 14:51
Olá, gostaria de saber , o que a atual diretoria do ferroviario está fazendo para reparar através da justiça, o enorme prejuizo que esse irresponsavel paulo wagner deu ao clube coral.
José Lopes em 20/03/2010 às 00:53
Caro Evandro, infelizmente a crônica dA cidade de Fortaleza, com rarissimas exceções, só tem olhos para dois clubes. Temos radialistas que não respeitam o Ferroviário e os clubes do interior do Estado e ainda criticam a imprenssa do Sul e Sudeste do país quando ignoram os clubes deles. Veja que coisa ridícula precisamos passar diariamente para ficarmos informados sobre futebol cearense. Ligamos a TV e temos uma determinada emissora que os comentérios são bom mas me parece que não tem antena, pois a imagem é péssima. Mudamos o canal e vemos cronistas experientes, senhores com anos de rádio e televisão, que ficam usando o precioso tempo da tv lendo recedinhos no ar de pessoas que eles encontraram na rua, e o que é pior, jogando água uns nos outros e até mesmo dizendo palavrões, uma verdadeira molecagem e desrespeito ao telespectador. Mudamos novamente de canal, temos um programa objetivo e que fala fala do Ferrão, mas é muito curto. Mudamos de novo e temos um apresentador que ta mais para apresentador de programa moda que de futebol, mudo novamente para uma emissora de tv, uma das pioneiras do nosso estado, e temos o mesmo problema de transmissão onde entra até radio amador no som da transmissão.
Então vou acompanhar o radio AM e temos emissoras que demonstram sua clara preferencia por um dos dois clubes que elas acham ser os protagonistas do nosso futebol.
O problema é que tem muita gente que ta no rádio, na televisão e jornais que não tem formação de jornalismo e todo mundo pensa que conhece futebol e diz qualquer besteira sobre o assunto.
"Outro dia vi um renomado professor de direito na telelisão comentando um jogo. Neste comentário ele citava o bom desempenho de um determinado jogador. Muito bem, o problema é que o jogador não tinha jogado e este jogador pertencia a outro time que nem tinha jogado."
Pelo menos ainda me resta uma radio que dá para acompanhar alguns comentários sóbrios sobre o FERROVIÁRIO.
Um abraço a todos.
José Lopes.
Kaiky Brito em 22/03/2010 às 16:34
Com todo respeito, o que é que o ferroviário tem de bom? se fosse bom no minimo ja estaría na Serie- B do brasileirão. Exemplo do Icasa!!! Começa bem e termina melhor ainda. isso não é uma critica mais sim um incentivo... Poxa o ferrim era um dos melhores do Estado. e tah assim agora , sendo ultrapassado por times do interior, Diretoria VAMOS INVESTIR NESSE CLUBE PELO AMOR DE DEUS.. VAMOS FAZER ESSE FERRÃO FORTE E COMPETITIVO..
expedito william assunção em 23/03/2010 às 23:35
E eu que pensava que era marcação minha com o colunista TOM BARROS do jornal Diário do Nordeste. Existem coisas que só acontecem com o ferroviário. Apesar da belíssima campanha que o ferrim vem fazendo este ano, é difícil uma nota que ressalte tal proeza. Preferível falar do mau momento que passava o seu CEARÁ, com a dispensa de um tal Aloisio Chulapa, do que enaltecer o feito do nosso ferrim. Quando o garoto Rafael vez três gols em uma só partida, choveu de elogios ao mesmo. Será que tais comentários não foram prejudiciais ao garoto? E o fato de o ferrim, ser o único dos três grandes time que prioriza a prata de casa, ou jogadores formados na região? Graças ao site do ferrão, consigo me manter atualizado com as notícias do meu time, pois do contrário, se fosse depender da coluna a Jogada do Diário do Nordeste, jornal do qual sou assinante, estaria totalmente alienado. É hora pois de solicitarmos desse senhor (TOM BARROS), que é preferível não falar NADA, do que por apenas pequenas notas. Será que é porque Ceará e Fortaleza são time de Elite? E o que dizer das acusações do técnico do Fortaleza (Luiz Miller) ao presidente do Ceará (Evandro Leitão)?. Esta É UMA PERGUNTA QUE NÃO PODE FICAR SEM RESPOSTA.
RENATO ROCHA DE OLIVEIRA em 02/04/2010 às 22:29
Boa noite!
Sou Renato Rocha, porém não sou o Vice-Presidente do Ferrão.
Como torcedor do FERRÃO, acho interessante os comentários a respeito da mídia esportiva do nosso Estado. Realmente, ela é preconceituosa quanto aos clubes das cidades do interior e, quanto ao FERRÃO, ela faz, aqui e acolá, algumas referências conforme as suas conveniências e a situação do nosso clube.
Pois bem, entendo que nós, que fazemos o FAC, devíamos nos preocupar mais em buscar soluções criativas e superavitárias para tentarmos tira o clube dessa derrocada sem fim.
Vivemos muito do nosso passado, cobramos muito da imprensa, porém, se o FERRÃO fizer a sua parte com mais competência, tornando-se um clube vitorioso e vencedor de títulos, certamente, todos irão ter uma visão diferente a nosso respeito!
Precisamos, portanto, buscarmos alternativas e parceiros com uma visão modernizada do Futebol profissional, onde o "marketing esportivo" e o "lucro" caminhem juntos numa "gestão esportiva" altamente especializada.
Clube sem receita e sem títulos, tende a ser esquecido pela imprensa e a ter a sua torcida envelhecida e diminuta, pois, dificilmente, uma criança escolhe ser torcedor de um clube "perdedor".
Finalizando, se o nosso querido FERRÃO quiser ser respeitado pelas demais torcidas adversárias, pela FCF, pelos adversários e pela própria imprensa, terá que se tornar uma equipe vencedora de títulos, com mais frequência, caso contrário, um dia, seremos lembrados
apenas pela história do nosso futebol, tipo: Maguari, Gentilândia, Usina Ceará, Tidadentes, Calouros do Ar, América, etc.
Abraço a todos!
Resposta: Caro Renato, concordo simplesmente com tudo que você falou. Abraço.
Ainda não é Sócio-Torcedor do Ferrão? Clique aqui e faça o seu cadastro online.
Colabore com o seu clube do coração e usufrua de vários benefícios.
O futuro não é mais como costumava ser!